SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número64As contradições da sobrevivência humanaO mal-estar na identificação: diferenças entre Fernando Pessoa e o sujeito pós-moderno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

ASSIS, Maria Bernadete Amêndola Contart de. Escassez de sonhos em uma sociedade de excessos. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.40, n.64, pp. 67-75. ISSN 0101-3106.

O presente artigo é uma reflexão sobre o modo de vida contemporâneo, sob o vértice do binômio excesso/escassez. O excesso apresenta-se na prevalência da imagem sobre a narrativa, do ruído sobre o silêncio, da exposição sobre a intimidade. Vivem-se sensações de aceleração, de agitação, de imediatismo, de falta de tempo, que sinalizam uma espécie de avalanche de influxos na mente, com potencial para provocar rupturas, como nas situações traumáticas. Essas marcas da contemporaneidade trazem em si a escassez das condições para elaboração da experiência vivida, uma vez que para isso se requer tempo, tolerância, introspecção, intimidade, que são recursos necessários para a tessitura de sonhos e constituição da subjetividade.

Palabras clave : Modo de vida contemporâneo; Imediatismo; Elaboração; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License