SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número64Escassez de sonhos em uma sociedade de excessosLygia Clark: arte e vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

SILVA JUNIOR, Nelson da. O mal-estar na identificação: diferenças entre Fernando Pessoa e o sujeito pós-moderno. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.40, n.64, pp. 77-93. ISSN 0101-3106.

O artigo argumenta a partir da hipótese de uma relação de simetria inversa entre Pessoa e o sujeito pós-moderno: Pessoa desconstrói a identidade em um mundo estruturado segundo identidades fixas, enquanto o sujeito pós-moderno busca se apoiar em uma identidade num mundo onde ela parece não funcionar mais em vista de um novo contexto socioeconômico. O texto traz exemplos ilustrativos das identificações, da economia e dos destinos pulsionais dos sujeitos em cada um dos momentos da cultura, o moderno e o pós-moderno, e conclui com algumas considerações sobre a relação entre as hipóteses freudianas do mal-estar na civilização e a situação atual, assim como suas possíveis soluções para as exigências pulsionais.

Palavras-chave : Modernidade; Pós-modernidade; Identificação; Fernando Pessoa; Modificações corporais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License