SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número64Lygia Clark: arte e vidaRecordar, repetir, criar: a dança-teatro de Pina Bausch índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

SOFIO, Fernanda. Corpo e arte são o mesmo: dança dos Estados Unidos no século XX. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.40, n.64, pp. 103-116. ISSN 0101-3106.

Na tradição de uma definição para cada arte, tenho pensado dança como um tripé: formas visuais produzidas por um corpo humano e suas transições ritmadas, que interpretam a música e/ou o silêncio.Tal formulação permite estabelecer um terreno comum para um diálogo sobre dança, e é a partir dela que discuto as poièses das coreógrafas Martha Graham, Lucinda Childs e Trisha Brown. Possibilita, também. pensar a dança, seja moderna ou pós-moderna, como pós-meio, no sentido discutido por Rosalind Krauss (1999) na sua releitura de Clement Greenberg (1960/1993).A ideia de Krauss é que a arte pós-moderna se torna pós-meio, o que ela investiga a partir de Marcel Broodthaers, cuja obra inaugural é de 1964. Entretanto, tal característica se observa distintamente nas danças de Martha Graham, a partir dos anos 1930. E inclusive antes dela.

Palavras-chave : Dança; Arte; Martha Graham; Lucinda Childs; Psicanálise brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License