SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número64Freud e a músicaLola, corrupção e narcisismo social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

CATHARIN, Verônica; BOCCHI, Josiane Cristina  y  CAMPOS, Érico Bruno Viana. Psicanálise e cinema: o ser humano como um ser cinematográfico. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.40, n.64, pp. 143-157. ISSN 0101-3106.

A sétima arte, inventada no final do século XIX, estabeleceu-se como uma das experiências sociais mais intensas do século XX. O poder de tocar os espectadores que o cinema possui pode explicitar sua vinculação extremamente comum com a psicanálise. O alcance da arte para fascinar, surpreender, interrogar e também angustiar só se concebe a partir da audiência cativa de outrem. Pretende-se encaminhar questões como: é possível conceber o ser humano como um ser cinematográfico? Os mecanismos de produção do filme e da cena cinematográfica são comparáveis à estrutura do funcionamento psíquico? Além dessas questões, optamos por defender o argumento da identificação como um suporte para a fruição estética. Propõe-se ainda entender os processos que constituem o sonho e tecer considerações a respeito das similaridades com a obra cinematográfica.

Palabras clave : Cinema; Sonhos; Identificação; Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License