SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número64Entre a criança e o adulto, entre a floresta e a cidadeO paradoxo do mesmo e do outro: análise de uma tirinha de Laerte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

ALVARES, Jurenice Picado. A garota dinamarquesa: Lili Elbe. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.40, n.64, pp. 185-197. ISSN 0101-3106.

Proponho um exercício de leitura do filme A garota dinamarquesa (Hooper, 2015), examinando a comunicação de diferentes formas de expressão da arte, como a dramatúrgica, a cinematográfica, a estética (formas do vestuário) e a linguagem, sob o olhar da psicanálise, para a representação do amor através da aceitação e do compartilhamento da liberdade do outro. Trata-se de uma cinebiografia de Lili Elbe que, embora baseada em fatos reais, não deixa de ser uma construção sobre a trajetória da vida profissional e pessoal do pintor dinamarquês Einar Wegener, considerado o primeiro transgênero a se submeter à cirurgia de redesignação sexual, assumindo o nome de Lili Elbe. O filme retrata o relacionamento amoroso de Einar com sua esposa Gerda, o desvelamento e as implicações da identificação de Einar como mulher. Diferencia a transexualidade e a homossexualidade utilizando-se dos autores Gerald Bonnet e Leticia Glocer Fiorini.

Palavras-chave : Cinebiografia; Identidade sexual; Transexualidade; Homossexualidade; Trabalho analítico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License