SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número64As três imagens no lagoTravessia e memória: considerações sobre o trabalho potências da fragilidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

TOGNOLLI, Dora. Penetráveis: arte na clínica. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.40, n.64, pp. 227-240. ISSN 0101-3106.

A autora parte de um pequeno relato clínico que anuncia a interrupção de um processo de análise para problematizar a metapsicologia e os caminhos que as pulsões atravessam, do corpo à palavra, até atingirem a comunicação e a transferência a objetos disponíveis, entre os quais o analista. A busca de tratamento reativa restos perdidos no tempo, que colocam a paciente em estado de sofrimento e criam impasses diante de um novo circuito de representações. A produção artística de Hélio Oiticica dos anos 1960, intitulada Penetráveis, é utilizada como metáfora de experiências limites: os labirintos que Oiticica constrói dependem da participação ativa do espectador, na busca de novos caminhos de expressão. Atravessar os Penetráveis é tomado aqui como rito de passagem - transformação que passa pelo corpo e pelo simbólico. O texto trata de temas como o corpo, a sensorialidade, as barreiras, a experiência estética e o estranhamento que acompanham o processo analítico.

Palabras clave : Corpo; Estranho; Fronteiras; Metapsicologia; Sofrimento psíquico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License