SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número64Travessia e memória: considerações sobre o trabalho potências da fragilidadeA "mostração" e a constituição do sujeito na clínica com aqueles que ainda não falam índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

PERRINI, Cleuza Mara Lourenço. Associações estéticas como representação do mundo mental sem palavras. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.40, n.64, pp. 247-256. ISSN 0101-3106.

São as descontinuidades da vida que tentamos transpor, ou reconciliar, ou integrar, pela lembrança e, mais além, pelo mito e pela arte. Através desse processo dinâmico em ação, as associações estéticas passam a ser uma reconstrução da representação nos seus primórdios subjetivos como objeto nodal de interesse e não de uma mera reprodução. Se as associações estéticas, vividas no encontro analítico intersubjetivo, podem re-velar o íntimo interior, a criação não é um mero acontecido. Passa a ser uma experiência estética que pode ser entendida como uma primeira inscrição psíquica, transformando premências opressivas em criativas.

Palavras-chave : Associações estéticas; Ressignificação; Primitivo; Íntimo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License