SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número65Olhares da inveja em dois contos de Clarice Lispector: foreign legion and Clandestine happinessInveja: a estética contemporânea da violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

MIGLIAVACCA, Eva Maria. Inveja, na paz e na guerra. Ide (São Paulo) [online]. 2018, vol.40, n.65, pp. 65-74. ISSN 0101-3106.

Neste artigo faço uma reflexão a respeito do sentimento de inveja em momentos de paz e em estado de guerra. Para tanto, uso elementos da ficção e da realidade dos fatos. Utilizo um conto de Machado de Assis e parte da história de Alexander Yersin, que sintetizou a vacina contra o bacilo da peste. Somado a eles, incluo referências ao saque de obras de arte perpetrado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Diferentes aspectos da dinâmica da inveja, sobretudo como definida por Melanie Klein, entrecruzam-se nessas três fontes. A história de Yersin e o enfrentamento dos nazistas por parte dos "Monuments Men" inspiram pensar em antídoto e contraponto à virulência invejosa.

Palavras-chave : Inveja; Machado de Assis; Alexander Yersin; Nazismo; Monuments Men.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License