SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número65Rembrandt: a propósito de um autorretratoO Menino mais Velho quer (des)conhecer o inferno - esse lugar espantoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

JUNQUEIRA FILHO, Luiz Carlos Uchôa. A estética da solidão. Ide (São Paulo) [online]. 2018, vol.40, n.65, pp. 169-183. ISSN 0101-3106.

Este artigo pretende discutir a “estética” da solidão, entendida como um “desarranjo na cultura”. Quatro cenários são usados para ilustrar essa condição. No primeiro, discute-se a Perda do Paraíso, e como Adão e Eva se organizaram para superar a solidão. No segundo, acompanhamos a busca solitária de Édipo por sua própria identidade. No terceiro, trazemos ao palco a figura das crianças-soldados, geradas pelas lutas fratricidas surgidas após a independência das ex-colônias africanas, bem como as crianças mexicanas abandonadas na fronteira do EUA, na esperança de serem recolhidas pelo Serviço de Imigração. Finalmente, focamos o Homo Internauticus, aquele que só se interessa em promover solitariamente “um show a partir do Eu”.

Palavras-chave : Estética; Solidão; Paraíso Perdido; Édipo; Crianças-soldados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License