SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número65O Menino mais Velho quer (des)conhecer o inferno - esse lugar espantosoVicissitudes no desenvolvimento da psicossexualidade em Lou Andréas-Salomé: a poetisa da psicanálise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

BARBOSA, Maria Nadeje Pereira  y  KUPERMANN, Daniel. Elaboração e atualidade do traumático em Primo Levi. Ide (São Paulo) [online]. 2018, vol.40, n.65, pp. 191-205. ISSN 0101-3106.

A partir das reflexões tecidas por Freud na Carta 112/52 e de sua concepção de trauma em Além do princípio do prazer, este artigo apresenta uma análise da relação entre memória, trauma e elaboração no testemunho de Primo Levi. Buscamos demonstrar que houve um determinado momento de inflexão no percurso de Primo Levi como ex-deportado, nos anos 1980, caracterizado pela reativação das representações de base de sua vivência nos campos de extermínio, potencialmente apto para formar “novos traumatismos”, que encontraram seu ponto culminante em seu ato suicida. A conclusão é que sempre haverá um resto imanente à catástrofe vivenciada em Auschwitz, sem possibilidade de elaboração, e que é papel da cultura dar continuidade ao dever da memória.

Palabras clave : Primo Levi; Freud; Shoah; Testemunho; Trauma.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License