SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número65Elaboração e atualidade do traumático em Primo Levi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

ALVARES, Jurenice Picado. Vicissitudes no desenvolvimento da psicossexualidade em Lou Andréas-Salomé: a poetisa da psicanálise. Ide (São Paulo) [online]. 2018, vol.40, n.65, pp. 207-221. ISSN 0101-3106.

A autora verifica como se desenvolveu a psicossexualidade de Lou Andréas-Salomé, uma escritora e psicanalista que, convivendo com o espírito patriarcal da época e o cosmopolitismo que marcava a virada do século XIX para o XX, testemunhou movimentos revolucionários na literatura e nas artes. Seu interesse pelas relações humanas, pela condição feminina e por assuntos como o amor e o erotismo, acabou aproximando-a de Freud. Nos contatos com o mestre, preservou suas próprias ideias, divergindo quanto às teorias sobre o narcisismo e a feminilidade. Também foi interlocutora de grandes pensadores, como Nietzsche, Rilke, entre outros, desempenhando seu papel na história intelectual de seu tempo. Lembremo-nos de que, nessa época, mulheres com ideias liberais questionavam seu lugar e seu papel em vários segmentos da sociedade.

Palavras-chave : Psicossexualidade; Relações humanas; Amor; Erotismo; Narcisismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License