SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número66Psicanálise, formação de massa e democraciaLiberdade e destino: quando o outro é ninguém índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

CINTRA, Elisa Maria de Ulhôa. Introjeção, incorporação e identificação com o agressor: considerações a partir de Sándor Ferenczi. Ide (São Paulo) [online]. 2018, vol.40, n.66, pp. 81-98. ISSN 0101-3106.

Este artigo trata da noção de identificação com o agressor oriunda do pensamento de Sándor Ferenczi, um mecanismo de defesa contra os traumas de abuso sexual na infância. A noção ferencziana de introjeção decorrente de processos libidinais é contrastada com a noção de incorporação (Abraham & Torok) um mecanismo antilibidinal responsável por manter o trauma não pensado em uma cripta, transmitido às futuras gerações de forma silenciada e não passível de elaboração. Compara-se a identificação com o agressor à identificação melancólica no pensamento de Freud em Luto e melancolia. A diferença entre identificações formadoras do ego, do superego arcaico (pulsional) e do superego pós-edípico é pensada a partir da oscilação entre as posições esquizoparanoide e depressiva (Klein e Bion) e do vértice dinâmico.

Palavras-chave : Cisão; Identificação com o agressor; Introjeção; Incorporação; Freud; Ferenczi; Klein; Abraham & Torok.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License