SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número67-68Fogo no mar: os de casa e os de foraO que análises fílmicas de Her têm a nos dizer? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

CARRIJO, Christiane; LIMA, Camael Gomes de  e  FREITAS, George Miguel Thisoteine Caldeira Menezes. O surrealismo do filme A idade do Ouro: uma leitura psicanalítica. Ide (São Paulo) [online]. 2019, vol.41, n.67-68, pp. 221-230. ISSN 0101-3106.

A relação da psicanálise com o cinema é discutida a partir das imagens e da narrativa do filme A Idade do Ouro, de Luis Buñuel, por ele produzir uma série de estranhamentos e por trazer a dimensão do espectador para a cena da interpretação. O discurso psicanalítico abre a possibilidade de reflexão sobre o filme, porém sem limitar a obra de arte a uma interpretação unívoca do material apreciado - deseja-se ressaltar a dimensão da experiência do sujeito submetido ao filme. A quebra da lógica linear das imagens, presente na produção fílmica surrealista, auxilia a dar destaque aos significantes e a dimensão irracional, imprescindíveis para a psicanálise.

Palavras-chave : Psicanálise; Surrealismo; Cinema; Desamparo; Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License