SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número67-68O surrealismo do filme A idade do Ouro: uma leitura psicanalíticaMeninas vestem rosa e meninos vestem azul. Destinos da pulsão em tempos de miséria simbólica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

ROSA, Gustavo Carvalho Coutinho  e  FROEMMING, Liliane Seide. O que análises fílmicas de Her têm a nos dizer?. Ide (São Paulo) [online]. 2019, vol.41, n.67-68, pp. 231-239. ISSN 0101-3106.

Este ensaio parte de um estudo a partir de duas cenas do filme Her (2013), de Spike Jonze. Ao me debruçar sobre o filme de Jonze, busquei uma ampliação da compreensão fílmica, estabelecendo, ao mesmo tempo, um diálogo entre a sétima arte e a psicanálise. Nas cenas elencadas, após uma minuciosa análise de elementos que compõem a diegese fílmica, foram desvelados aspectos de indiferenciação e desemparo que podem ser entendidos como desdobramentos do tema do narcisismo. A seguir, veremos como, ao analisar fragmentos do filme, é possível, além de obtermos uma maior compreensão da obra como um todo, ampliarmos nosso entendimento de alguns textos psicanalíticos.

Palavras-chave : Her; Análise fílmica; Narcisismo; Indiferenciação; Desamparo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License