SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número69Uma cena para a entrevistaO valor da vida: reflexão em tempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

MARRA, Evelise Souza. Que viva a vida. Que viva a análise. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.69, pp. 41-49. ISSN 0101-3106.

O artigo retrata a trajetória da autora no contato com os referenciais de Freud, M. Klein e Bion. Aponta a passagem de uma psicanálise-cura, centrada na dor, angústia, sintomas, para uma psicanálise-experiência, centrada no desenvolvimento do pensar, do vir a ser e do aprender com a experiência. De uma prática decodificadora do inconsciente para uma criadora de inconsciente. De uma prática interpretativa do inconsciente para uma descritiva da experiência emocional. De uma prática em que o analista é considerado um observador neutro para uma que se sabe inevitavelmente envolvido, operando com as suas transformações e onde sinceridade e intimidade são fatores transformadores da experiência. Levando em conta a força da ideia da experiência emocional no centro do desenvolvimento mental e no centro da atividade psicanalítica, indaga, agora assolados pela catástrofe da epidemia e isolamento social, que psicanálise pode ser exercida e sobreviver. Vale a mesma metapsicologia?

Palabras clave : Experiência emocional; Vínculos; Interpretação; Transformação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License