SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número69Transmissão transgeracional: o papel do objeto transmitido no desenvolvimento do sintoma psicossomático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

CINTRA, Elisa Maria de Ulhôa. Transmissão da vida psíquica: criar espaço psíquico e sentir gratidão. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.69, pp. 241-253. ISSN 0101-3106.

Este artigo trata dos processos de constituição e transmissão da vida psíquica para que predomine a dinâmica de Eros e seja possível a elaboração de lutos, a instalação de trabalhos psíquicos e a constituição da gratidão. Luto e melancolia de Freud é usado para diferenciar os processos de formação e os mecanismos de defesa da melancolia, comparados aos processos de luto. As ideias de Freud, articuladas ao texto Inveja e gratidão de Kleinsão usadas para pensar o que torna possível entrar no dinamismo da gratidão e o que leva o trabalho de Eros a se desorganizar, conduzindo ao predomínio da inveja e impedindo que tenha efeito o poder coesivo e terapêutico da narrativa, da empatia e da escuta analítica.

Palavras-chave : Inveja; Gratidão; Luto; Melancolia; Empatia; Poder terapêutico da narrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License