SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue70I Brave new "language"Odradek, little criminal of language: the form and poetic value of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

CORREA, Flávio Rotta; FERRARI FILHO, Carlos Augusto; TOFANI, Ana Cristina Azambuja  and  BLOCHTEIN, Tatiana. O rico e dramático mundo (interno) de Fernando Pessoa. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.70, pp. 47-59. ISSN 0101-3106.

Partindo da prosa, poemas e cartas de Fernando Pessoa, busca-se entender diálogos externos e internos do autor. Tentando penetrar nas trocas entre Fernando Pessoa e seus heterônimos, dialoga-se a partir de ideias de Freud, Klein, Winnicott, Fairbairn e Ogden, em uma abordagem livre e espontânea. Discute-se o fenômeno da dissociação da personalidade a partir do estudo de aspectos da fecunda vida criativa de Fernando Pessoa, em particular seus heterônimos. Poder-se-ia pensar que para alguns criativos o uso da arte constitui-se efetiva saída sublimatória? Focando na teoria das relações de objeto, examina-se o singular caso da relação entre Fernando Pessoa e seus heterônimos, fato que parece confirmar a hipótese de que narrativas imaginativas em prosa e verso permitiriam uma certa reacomodação adaptativa ao jogo pulsional durante a constituição subjetiva do sujeito.

Keywords : Fernando Pessoa; Heterônimos; Relações internas de objeto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License