SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número70O rico e dramático mundo (interno) de Fernando PessoaTempo em quatro atos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

OLIVEIRA, Richard de. Odradek, pequeno criminoso da linguagem: a forma e o valor poético da vida. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.70, pp. 61-77. ISSN 0101-3106.

RESUMO Neste ensaio, eu exploro a questão do valor da vida a partir do entrelaçamento entre formas de existência e literatura no conto de Franz Kafka "A preocupação de um pai de família". Para enquadrar a discussão, apresento uma introdução que a contextualiza no interior do diagnóstico da despolitização generalizada da vida na contemporaneidade e exploro a relação entre política e arte na composição de formas de vida dotadas de sentido e valor. Com tais problematizações em mente, analiso o conto de Kafka, focando o tema das relações entre formas de vida e linguagem despertadas pela leitura e alimentadas pelas análises consagradas sobre o conto e a obra do autor. Apoiado neste trabalho, viso oferecer um diagnóstico preciso da miséria da vida e da linguagem na nossa civilização e explorar frestas de liberdade e reinvenção para a vida fornecidas pela linguagem poética.

Palavras-chave : Literatura; Kafka; Modernidade; Poesia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License