SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número70O transitorio como destinoTodo presente é um sacrifício índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

ALI, Nabil S. Almeida. Em tempos de pacto com o diabo nas veredas mortas: o valor da vida de Riobaldo. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.70, pp. 105-118. ISSN 0101-3106.

RESUMO Este artigo buscou na literatura brasileira e universal uma personagem de João Guimarães Rosa que, como nenhum outro, conecta-se com o tema deste volume, "O Valor da Vida": Riobaldo, do livro Grande Sertão: Veredas. A narrativa do jagunço lança o leitor em um mundo imaginário sem precedentes, em que, da recriação e recomposição da palavra ao próprio sentido do que seja o bem e o mal, o convida também para o aprofundamento de se saber a história da própria origem da brasilidade. A importância de se saber da vida do jagunço revela-se como exercício árduo e corajoso de se realizar o próprio percurso da travessia em auxílio clamado pelo narrador para que ele consiga rememorar, reviver, se comover, elaborar e sentir. A apresentação desse ser sensível em roupagens rústicas e muitas vezes cruel é reveladora do sentido ontológico da própria natureza humana.

Palavras-chave : Guimarães Rosa; Psicanálise; Riobaldo; Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License