SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número70Em tempos de pacto com o diabo nas veredas mortas: o valor da vida de RiobaldoDa mãe-aranha à mãe-costureira: as formas e movimentos da maternidade na obra de Louise Bourgeois índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

OLIVEIRA, Solange de. Todo presente é um sacrifício. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.70, pp. 119-133. ISSN 0101-3106.

RESUMO A partir do acervo do criador sergipano José Roberto Freitas, o Beto Pezão, propõe-se uma reflexão sobre a relação entre arte e amizade, nos âmbitos ético e estético. O artista arranca personagens e dramas regionais do barro escuro proveniente das margens do Baixo Rio São Francisco, na altura de sua cidade natal, Santana do São Francisco, em Sergipe. Dentre as peças, o protagonista Sertanejo Pezão é a mais festejada de seu acervo, aliás, sua predileta. A abordagem empregada neste trabalho articula a noção aristotélica de amizade no livro Ética a Nicômaco, confluência entre benevolência, mutualidade e persistência no hábito da virtude, como exigências para a mais preenchida e perene amizade. O campo amical, como valor da vida, é paradigma ético que ressoa no Político, promove relações benevolentes e é um afago em meio à crueza e à solidão na contemporaneidade.

Palavras-chave : Beto Pezão; Arte Ínsita; Amizade; Ética; Política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License