SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número70Todo presente é um sacrifícioImersão: luz, cor, matéria. Esboço de uma trajetória pictórica experimental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

BIAZUS, Camilla Baldicera. Da mãe-aranha à mãe-costureira: as formas e movimentos da maternidade na obra de Louise Bourgeois. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.70, pp. 135-142. ISSN 0101-3106.

RESUMO Louise Bourgeois foi precursora da arte feminista dos anos 1970, em Nova York, pela identidade autobiográfica apresentada em suas obras e, também, por ser uma das primeiras artistas a levantar o tema da maternidade a partir da sua arte. Este estudo buscará refletir sobre os movimentos da maternidade considerando três obras da artista, sendo elas respectivamente: "Mulher em espiral" (1952/2003), "A criança tecida" (2002) e "Mamãe" (1999). A partir dessas esculturas, problematiza-se o lugar da maternidade na contemporaneidade, refletindo sobre os atravessamentos dessa experiência para/no corpo da mulher e utilizando-se da teoria winnicottiana como sustentação para tecer essas reflexões. Assim, espera-se com este artigo usar a arte de Louise Bourgeois em articulação com a teoria de Winnicott como um dispositivo mobilizador de novas narrativas sobre o lugar da maternidade na constituição da mulher e do feminino.

Palavras-chave : Louise Bourgeois; Maternidade; Psicanálise winnicottiana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License