SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número70Da mãe-aranha à mãe-costureira: as formas e movimentos da maternidade na obra de Louise BourgeoisPraias da memória: tragicidade e beleza de uma montagem iconográfica no Tokyo Photographic Art Museum¹ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

MULLER, Sara. Imersão: luz, cor, matéria. Esboço de uma trajetória pictórica experimental. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.70, pp. 143-151. ISSN 0101-3106.

RESUMO No texto abordo meu percurso como artista visual, passando pelas diversas fases de meu trabalho pictórico. A coerência interna desse fazer e como uma coisa leva a outra ficam em evidência. As mesmas questões acompanham o desenvolvimento da minha obra no decorrer do tempo: cor, luz, matéria, espaço. A escolha da aquarela e do pigmento para aproveitar a luminosidade inerente desses materiais. E mais tarde o uso de técnica mista - o embate para tirar a luz de uma matéria densa, muitas vezes escura. Escrevo também sobre a experiência como professora de artes e cito um trecho de conversa com o artista José Resende.

Palavras-chave : Matéria; Luz; Cor; Processo; Relações; Materiais; Pintura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License