SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue70Immersion: light, color, matter. Sketch of an experimental pictorial trajectoryThe curious case of Freud and Goldwyn author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

JOB, Maria Ivette  and  CAZETTA, Valéria. Praias da memória: tragicidade e beleza de uma montagem iconográfica no Tokyo Photographic Art Museum1. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.70, pp.153-169. ISSN 0101-3106.

RESUMO Uma obra de Robert Capa, uma de Robert Doisneau e outra de Shōji Ueda figuram na entrada do Tokyo Photographic Art Museum, compondo o que será referido aqui como montagem iconográfica. Tendo como disparador uma breve reflexão de Sigmund Freud sobre a importância da memória, em uma entrevista, e a ideia de que também as imagens sofrem de reminiscências, buscou-se refletir sobre os diálogos estabelecidos por essas três fotografias, uma vez associadas entre si, sob a égide do pensamento do filósofo francês Georges Didi-Huberman. Para examinar a montagem acima citada, empreendeu-se a investigação de cada uma das fotografias e da biografia de seus autores, seguida de uma articulação dos dados obtidos com o pensamento didi-hubermaniano e o período do Pós-Guerra no Japão.

Keywords : Montagem iconográfica; Tokyo Photographic Art Museum; Legibilidade da imagem; Fotografia do Pós-Guerra.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License