SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número70Imersão: luz, cor, matéria. Esboço de uma trajetória pictórica experimentalO curioso caso de Freud e Goldwyn índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

JOB, Maria Ivette  e  CAZETTA, Valéria. Praias da memória: tragicidade e beleza de uma montagem iconográfica no Tokyo Photographic Art Museum1. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.70, pp. 153-169. ISSN 0101-3106.

RESUMO Uma obra de Robert Capa, uma de Robert Doisneau e outra de Shōji Ueda figuram na entrada do Tokyo Photographic Art Museum, compondo o que será referido aqui como montagem iconográfica. Tendo como disparador uma breve reflexão de Sigmund Freud sobre a importância da memória, em uma entrevista, e a ideia de que também as imagens sofrem de reminiscências, buscou-se refletir sobre os diálogos estabelecidos por essas três fotografias, uma vez associadas entre si, sob a égide do pensamento do filósofo francês Georges Didi-Huberman. Para examinar a montagem acima citada, empreendeu-se a investigação de cada uma das fotografias e da biografia de seus autores, seguida de uma articulação dos dados obtidos com o pensamento didi-hubermaniano e o período do Pós-Guerra no Japão.

Palavras-chave : Montagem iconográfica; Tokyo Photographic Art Museum; Legibilidade da imagem; Fotografia do Pós-Guerra.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License