SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue71Odyssey, sea, woman, transportation and transferencesThe Enigma of Ulysses in Homer and Joyce: a psychoanalytical essay on caesura according to Bion's ideas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

MENESES, Adélia Bezerra de. A Odisseia: travessia e constituição do sujeito. Ide (São Paulo) [online]. 2021, vol.43, n.71, pp. 114-125. ISSN 0101-3106.

À luz da interpretação feita por Adorno, da Odisseia como a viagem metafórica do homem ocidental em busca da constituição do sujeito, são abordadas narrativas que constituem o "miolo folclórico" da épica, que mostram Odisseu contracenando com seres míticos, arcaicos e primitivos, que ele vence por meio da razão (e à custa de autorrepressão). A esses episódios, acrescenta-se a viagem ao Hades, importante para a travessia de Odisseu, e onde se confrontam dois tipos polares de heroísmo: o da "bela morte" (Aquiles) e o da "fidelidade à vida" (Odisseu). Apontando a passagem do mundo da natureza para o da cultura, vê-se aí um trajeto que o sujeito empreende em confronto com as potências míticas e através do qual ele se individua; trata-se de um percurso do mythos ao logos.

Keywords : Odissseia; Adorno; Viagem; Mythos/Logos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License