SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue72The spontaneous overflow of powerful feelings: notes on literary sources in Bion's autobiographyUlysses' eyes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

GOMES, Vinícius Romagnolli Rodrigues. A odisseia de ulisses e a vida como aventura: aproximações entre poesia e psicanálise. Ide (São Paulo) [online]. 2021, vol.43, n.72, pp. 49-58. ISSN 0101-3106.

RESUMO A relação entre mitologia e psicanálise é de fundamental importância para a compreensão do humano e da subjetividade. Freud tinha profundo interesse e admiração pela Grécia antiga e pelas tragédias, tendo se apropriado delas para ampliar seu olhar sobre as questões que lhe surgiam em sua prática clínica. Os mitos antigos são formados do mesmo tecido que os sonhos e fantasias investigados por Freud, que, ao aproximar a mitologia da psicanálise, resgatou a potência da dimensão simbólica e nos mostrou como encarar a vida como um poema, conhecendo e construindo nosso mito individual, a fim de tomar consciência de nossos atos e escolhas, iluminando, assim, aspectos sombrios que passavam despercebidos. Neste trabalho, lançamos mão da Odisseia, poema épico de Homero, para realizar uma aproximação entre a poesia e a psicanálise.

Keywords : psicanálise; poesia; Odisseia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License