SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue72Ulysses' eyesFrom portuguese to "guimarês": psychoanalytic considerations about the creation process and the work from Guimarães Rosa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

CASSORLA, Roosevelt M. S.. A sedução da morte: reações de aniversário, Álvares de Azevedo, Guimarães Rosa E Friedrich Nietzsche. Ide (São Paulo) [online]. 2021, vol.43, n.72, pp. 69-82. ISSN 0101-3106.

RESUMO A partir do estudo biográfico do poeta brasileiro Álvares de Azevedo formulam-se hipóteses sobre fatores que o influenciaram a prever sua morte. Estudam-se processos identificatórios que se manifestam através de associações com datas, idades e outros fatores temporais, situações denominadas reações de aniversário. Supõe-se que Álvares de Azevedo não pôde atingir o quinto ano do curso jurídico, identificado com a morte de seu irmão e de colegas de faculdade, ocorridas no quarto ano. Em seguida abordam-se fatos similares ocorridos com o escritor Guimarães Rosa, morto três dias após sua posse na Academia Brasileira de Letras, e com o filósofo Friedrich Nietzsche, identificado com seu pai. O artigo é encerrado com o relato de situações clínicas.

Keywords : reações de aniversário; luto; Álvares de Azevedo; Guimarães Rosa; Friedrich Nietzsche.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License