SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue72The seduction of death: anniversary reactions, Álvares de Azevedo, Guimarães Rosa and Friedrich NietzscheAugusto Matraga and the loving encounter with our hated parts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

COSTA, Victor de Jesus Santos; ROSENZVAIG, Ana Maria Vieira; MAIA, Carolina Cardinal Duarte Campaña  and  BERNARDES, Márcia Vieira Santos. Do português ao "guimarês": considerações psicanalíticas sobre o processo de criação e a obra de Guimarães Rosa. Ide (São Paulo) [online]. 2021, vol.43, n.72, pp. 84-94. ISSN 0101-3106.

O objetivo deste artigo é a reflexão sobre o processo criativo de Guimarães Rosa sob o ponto de vista psicanalítico, a partir da apreciação da vida e obra desse autor, realizada por Dirceu Antonio Scali Jr. em sua tese de doutoramento. Assim, Scali Jr. apresenta a biografia de Rosa almejando apreender a gênese do fenômeno da criação, e como chave de leitura de vértice psicanalítica utilizamos o trabalho de Anzieu (1981), Les Corps de l'oeuvre. Scali Jr. indaga em sua tese: "Quem cria, o Eu pessoa ou o eu-criador?" (2008, p. 10), e objetivamos tencionar essa questão com o processo criativo de Rosa. Entendemos que a vida e obra de Rosa levou-o a escrever de maneira tão singular que lhe permitiu fazer o atravessamento do português ao guimarês, uma linguagem própria que, no nosso entender, tocava a verdade de João Guimarães Rosa.

Keywords : criatividade; literatura; criação; escrita; decolagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License