SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue72The drive-womanNegationism: a psychoanalytic reading of The white castle, by O. Pamuk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

KUPERMANN, Daniel  and  TARDIVO, Renato. Viagem e exílio no filme A vida secreta das palavras: uma leitura inspirada na traumatogênese de Sándor Ferenczi. Ide (São Paulo) [online]. 2021, vol.43, n.72, pp. 119-128. ISSN 0101-3106.

A vida secreta das palavras, filme de Isabel Coixet, explora as potencialidades do encontro entre uma enfermeira, Hanna, e um trabalhador acidentado em uma plataforma de petróleo, Joseph. Hanna leva uma vida monótona e anestesiada; Joseph demanda cuidados, como auxílio para fazer as necessidades básicas. Ambos viveram experiências intensamente traumáticas. O filme, que versa sobre as dificuldades de viver, mostra-se uma obra sobre as dificuldades de falar. Pela perspectiva da traumatogênese de Sándor Ferenczi, A vida secreta das palavras é uma história de dedicação ao outro e da potência transformadora de um encontro sensível. Seu argumento nos confronta com os limites do testemunho e da perlaboração das experiências radicalmente traumáticas, perturbando nossa inabalável esperança nos poderes curativos da palavra.

Keywords : trauma psíquico; Sándor Ferenczi; 1873-1933; desmentido; clivagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License