SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Marcas do abjeto na arte contemporâneaAs patologias do niilismo em nossa modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

KOSOVSKI, Pedro Mourthé  e  BITTENCOURT, Maria Inês Garcia de Freitas. Sonho, crueldade e criatividade: reflexões sobre a experiência do ator no teatro. Tempo psicanal. [online]. 2010, vol.42, n.1, pp. 89-105. ISSN 0101-4838.

Este trabalho, que tem por foco a experiência da representação no teatro, propõe uma reflexão sobre a criação no trabalho e na vida do ator. Busca-se estabelecer um diálogo entre as ideias de Winnicott referentes à criatividade e as ideias de Antonin Artaud sobre o teatro. Enfatizamos particularmente a importância da agressividade e o papel da dimensão onírica nas origens da criatividade, tal como se depreende das contribuições destes autores. No que se refere à obra de Winnicott, estas questões são enfocadas na sua relação com os conceitos de transicionalidade, brincar, experiência cultural e "viver criativo" e em Artaud é destacada a proposta de um "teatro da crueldade".

Palavras-chave : teatro; criatividade; agressividade; sonho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License