SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Dreaming, cruelty and creativity: the actor's experience in theaterPerversion and queer theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

GORI, Roland. As patologias do niilismo em nossa modernidade. Tempo psicanal. [online]. 2010, vol.42, n.1, pp. 107-129. ISSN 0101-4838.

Há em nossa cultura um ponto comum entre os envelopes formais dos sintomas e os modelos psicopatológicos que tentam apreendê-los. Esse ponto comum não é nada além do que um desmentido do Outro ao qual o sintoma se endereça e que, de certa maneira, ele inclui. O lugar do Outro na fabricação dos sintomas e em seu endereçamento mantém-se como o ponto cego, tanto nos novos diagnósticos psicopatológicos quanto nos modelos heurísticos voltados para sua inteligibilidade e tratamento. O desmentido procederia tanto da substância de uma civilização quanto das formas de expressão de suas patologias. E é o adicto que vem hoje testemunhar, como mártir, esta solidariedade entre uma forma de civilização e suas patologias, o niilismo de nossa modernidade.

Keywords : adicto; civilização; desmentido; diagnóstico; niilismo; patologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License