SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1The pathologies of nihilism in our modernityThe corporal dimension of the psychic experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

FLORES, Vera Maria Pollo. A perversão e a teoria queer. Tempo psicanal. [online]. 2010, vol.42, n.1, pp. 131-148. ISSN 0101-4838.

O presente texto parte da constatação do contraste entre a alta incidência do termo perversão na doutrina psicanalítica e sua baixa frequência nos relatos clínicos. Objetiva discutir a hipótese de que a política feminista denominada "teoria queer" é uma forma contemporânea de laço social que se sustenta no mecanismo perverso da Verleugnung e almeja construir um novo saber sobre o sexo. A primeira parte do texto desenvolve a teoria psicanalítica da perversão, percorrendo textos de Freud e de Lacan. A segunda parte esclarece alguns dos principais argumentos da teoria queer, em particular a hegemonia epistemológica da heterossexualidade compulsória e a multiplicidade sexual primária. Os parágrafos finais do texto elaboram uma crítica psicanalítica da teoria queer.

Keywords : perversão; Verleugnung; fetichismo; teoria queer; heterossexualidade compulsória.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License