SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1The corporal dimension of the psychic experienceTruth in psychoanalysis and in genealogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

MARTINS, Francisco Moacir de Melo Catunda. Entre os abismos da melancolia e depressão: o Eu abismado e o campo das timopatias. Tempo psicanal. [online]. 2010, vol.42, n.1, pp. 171-181. ISSN 0101-4838.

Um quarto campo estrutural que toca as psiconeuroses é aqui proposto, o das timopatias, em articulação com as estruturas clássicas: perversões, neuroses e psicoses. É distinguida a melancolia da depressão de um ponto de vista psicanalítico e na especificidade do campo timopático. A dinâmica inconsciente de uma e de outra é realizada com especial referência à obra de Freud e de Lacan. É defendida a hipótese de que a melancolia se vê articulada com a dimensão do ir e vir pulsional e a depressão como sendo essencialmente ligada ao conflito. Em ambos o Eu se vê comprometido e abismado: na melancolia levando à falta de apoio, caindo o sujeito no abismo sem fundo; na depressão estagnando o sujeito como um zumbi que passeia na beira de precipícios.

Keywords : melancolia; depressão; psicopatologia; psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License