SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1A dimensão corporal da experiência psíquicaA problemática da verdade na psicanálise e na genealogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

MARTINS, Francisco Moacir de Melo Catunda. Entre os abismos da melancolia e depressão: o Eu abismado e o campo das timopatias. Tempo psicanal. [online]. 2010, vol.42, n.1, pp. 171-181. ISSN 0101-4838.

Um quarto campo estrutural que toca as psiconeuroses é aqui proposto, o das timopatias, em articulação com as estruturas clássicas: perversões, neuroses e psicoses. É distinguida a melancolia da depressão de um ponto de vista psicanalítico e na especificidade do campo timopático. A dinâmica inconsciente de uma e de outra é realizada com especial referência à obra de Freud e de Lacan. É defendida a hipótese de que a melancolia se vê articulada com a dimensão do ir e vir pulsional e a depressão como sendo essencialmente ligada ao conflito. Em ambos o Eu se vê comprometido e abismado: na melancolia levando à falta de apoio, caindo o sujeito no abismo sem fundo; na depressão estagnando o sujeito como um zumbi que passeia na beira de precipícios.

Palavras-chave : melancolia; depressão; psicopatologia; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License