SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Transgression and limit in the analytical situationPsychoanalysis, psychopathology and literature: ways of use of phantasy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

CAMPOS, Denise Teles Freire. A perversão feminina e o laço social na atualidade. Tempo psicanal. [online]. 2010, vol.42, n.2, pp. 287-311. ISSN 0101-4838.

O presente trabalho tem por objetivo discutir a perversão feminina no campo da psicanálise e sua relação com o laço social face às transformações da cultura na atualidade, sobretudo a "feminização do corpo social" e o "declínio da função paterna". O texto retoma os fundamentos da perversão como modo de economia do desejo, a formulação freudiana do fetiche como o substituto do falo materno e a permanência de uma identificação primária com a mãe para afirmar a existência de uma vertente perversa em mulheres. A ideia de um "mundo perverso" é uma metáfora má para o entendimento da perversão feminina. O que nos propomos a discutir é como, para algumas mulheres, no processo de identificação (Freud, 1905; 1921), a lógica da identificação como internalização dos atributos do objeto, então na dialética do ser o objeto, é trocada pela lógica do ter o objeto (lógica da identificação como posse do objeto e tentativa de permanecer na posição de falo do Outro), instalando a voracidade do gozo neste ter.

Keywords : psicopatologia; perversão; feminino; psicanálise; laço social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License