SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2A perversão feminina e o laço social na atualidadePalavra, violência, segregação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

D'AGORD, Marta Regina de Leão; TRISKA, Vitor Hugo Couto; ARALDI, Etiane  e  SUDBRACK, Renato Pernigotti. Psicanálise, psicopatologia e literatura: modos de uso da fantasia. Tempo psicanal. [online]. 2010, vol.42, n.2, pp. 313-332. ISSN 0101-4838.

Este artigo apresenta um estudo sobre perversão enfocando o sadismo e o masoquismo e propondo um diálogo entre fontes literárias e a teoria psicanalítica. A apropriação psicanalítica dos termos sadismo e masoquismo gerou o conceito metapsicológico de pulsão sadomasoquista. No estudo do fenômeno dos pares de opostos sadismo e masoquismo, Freud propôs que a pulsão caracteriza-se por uma transformação, podendo passar de sádica para masoquista e voltar a ser sádica. Esse processo de transformação também é encontrado na fantasia. Freud e Lacan abordaram a estrutura gramatical do reviramento pulsional. Este trabalho conclui que o processo pulsional tem a estrutura topológica da superfície de uma fita de Moebius. Essa leitura topológica apoia a hipótese freudiana de uma pulsão sadomasoquista.

Palavras-chave : perversão; pulsão; sadismo; masoquismo; topologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License