SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Palavra, violência, segregaçãoEl inconsciente freudiano y sus destinos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

MARTINI, André de  y  COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto. Novas notas sobre "O estranho". Tempo psicanal. [online]. 2010, vol.42, n.2, pp. 371-402. ISSN 0101-4838.

Neste texto procuraremos expandir os horizontes da significação do conceito de estranho (geralmente tomado apenas enquanto alegoria do retorno do recalcado), procurando reabrir fissuras em torno da questão, ressaltando sua condição narrativa ou de experiência dos limites do eu, sua ligação com uma condição primitiva da constituição do psiquismo, a problemática da repetição que o acompanha, assim como suas vinculações ao tema do fetiche e da relíquia. Entendemos ser este um conceito que mereceria mais atenção dos psicanalistas - de fato, o texto de Freud obteve mais atenção e desenvolvimentos nos campos da linguística, da crítica e dos estudos literários, da filosofia e da estética, em geral, do que no próprio campo psicanalítico. Além de refletir o próprio funcionamento neurótico do recalque, a oposição familiar/estrangeiro remete também a distinções mais primitivas, tais como eu/não-eu ou dentro/fora. Destacamos ainda o romance Mar da fertilidade, de Yukio Mishima, através do qual apontaremos um aspecto singular da experiência de leitura; além desse, constitui um parêntese especial a questão do fetiche e da relíquia, analisados aqui pelo vértice do estranho.

Palabras clave : unheimlich; Freud; fetiche; Mishima.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License