SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1L'amour universel dans le roman affiliatifRelações amorosas: rupturas e elaborações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

FERRARI, Ilka Franco  e  ANDRADE, Marta Rodrigues de Morais. Casar, filiar, procriar: reivindicações na homossexualidade masculina. Tempo psicanal. [online]. 2011, vol.43, n.1, pp. 25-43. ISSN 0101-4838.

O texto aborda importantes reivindicações feitas por homossexuais na hipermodernidade: casar, adotar e procriar. A psicanálise fundamenta as ponderações, que focalizam os pares homossexuais masculinos. Para esses sujeitos há maiores dificuldades, no campo social e jurídico, para realizarem as reivindicações de filiação e adoção, sem desconsiderar as dificuldades de matrimônio. Isso pode ter favorecido a maior expressividade desses sujeitos, se relacionados às lésbicas, na luta política pela representação social da homossexualidade. As práticas homossexuais são discutidas como modos de funcionamento que questionam as ficções existentes no Outro, exigindo novas ficções jurídicas para ordená-las. Sem traçar predições para o futuro relativas às consequências dessa situação nova, o texto é finalizado abordando a clínica da tolerância. Nela a prudência, sem ingenuidade, recomenda um tempo necessário para que se possa dizer algo dos efeitos desse novo estilo de vida pelo qual os homossexuais lutam.

Palavras-chave : homossexualidade; reivindicações; hipermodernidade; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License