SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Casar, filiar, procriar: reivindicações na homossexualidade masculinaLey, culpa y clandestinidades en el Amor (psicopatología de la vida amorosa cotidiana) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

LEVY, Lidia  e  GOMES, Isabel Cristina. Relações amorosas: rupturas e elaborações. Tempo psicanal. [online]. 2011, vol.43, n.1, pp. 45-57. ISSN 0101-4838.

O objetivo deste artigo é refletir sobre os sentimentos que eclodem quando do rompimento de uma relação amorosa. Privilegiamos os efeitos da perda do amor para a mulher no lugar que ocupa como mãe e nas exigências feitas ao parceiro. Nesses casos a paixão se torna perversão do amor e a perda do objeto amado assemelha-se à perda de partes de si, impedindo a superação da dor. As contribuições teóricas nos permitem compreender os dinamismos conjugais que levam à ruptura de relações construídas segundo o modelo do narcisismo onipotente infantil, enfatizando-se as possibilidades de elaboração ou os aspectos que a inviabilizam.

Palavras-chave : relação amorosa; amor; paixão; elaboração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License