SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Amor, impasses da sexuação e ato infracional na adolescênciaPsicanálise e direito: um diálogo possível? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

CANAVEZ, Fernanda  y  HERZOG, Regina. Entre a psicanálise e a psiquiatria: a medicalização do trauma na contemporaneidade. Tempo psicanal. [online]. 2011, vol.43, n.1, pp. 111-129. ISSN 0101-4838.

Os sintomas decorrentes de uma experiência traumática constituem um desafio para os clínicos que destes se ocupam, independente da filiação teórico-clínica. Este artigo objetiva discutir a clínica do trauma, tanto referida ao campo psicanalítico, quanto circunscrita ao discurso psiquiátrico. Pretende-se investigar categorias diagnósticas das quais a psiquiatria lança mão no intuito de compreender o estatuto do trauma neste campo, bem como a proposta clínica que almeja dar conta desta problemática. O objetivo não é apresentar o discurso psiquiátrico como um mero contraponto identificatório à psicanálise, mas problematizar possíveis continuidades e descontinuidades daquele com a clínica psicanalítica. Por fim, pretendese esboçar contribuições do campo psicanalítico para a discussão sobre o trauma e seus destinos na contemporaneidade.

Palabras clave : psicanálise; psiquiatria; trauma; clínica; transtorno de estresse pós-traumático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License