SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Superego between love and jouissanceTransference in the clinic of psychosis or time foreclosure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

MARCOS, Cristina. Mãe e filha: da devastação e do amor. Tempo psicanal. [online]. 2011, vol.43, n.2, pp. 269-284. ISSN 0101-4838.

Este artigo parte da afirmação de Lacan segundo a qual uma mãe pode ser uma devastação para uma filha. A devastação apresenta-se articulada ao amor e à sua impossibilidade. Sabemos que Lacan aborda o feminino a partir da divisão entre o real e o simbólico. Não-toda submetida à lei da castração e da palavra, a mulher teria uma relação privilegiada com o real, de modo contingente e esporádico. A devastação que uma mãe pode ser para uma filha seria um modo de manifestação desta relação privilegiada com o real. No filme "Sonata de outono", Bergman nos dá a ver a conturbada relação entre mãe e filha, marcada pela impossibilidade do amor. No outono de Bergman, assistimos a uma queda dos semblantes na qual um real insuportável ganha consistência. Onde o semblante fracassa, surge a devastação.

Keywords : mãe; filha; devastação; amor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License