SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Transferência na clínica das psicoses ou a foraclusão do tempoO amor e o ódio no brincar da criança com encoprese índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

BRAUNSTEIN, Néstor A.. As adicções: enfermidades da memória.Traduzido porEduardo Frota. Tempo psicanal. [online]. 2011, vol.43, n.2, pp. 299-320. ISSN 0101-4838.

O autor ressalta duas concepções de memória na obra freudiana, correspondentes aos escritos de antes e depois de 1920, e discorre sobre suas relações com o prazer, a satisfação e o desejo, relações que se depreendem da caracterização do processo primário como visando a identidade de percepção. Tomando a dependência à droga como paradigma da adicção, problema especialmente presente na contemporaneidade, mostra como a neurociência permite ligar a adicção ao efeito da dopamina, hormônio da euforia, e à memória das intensas sensações de prazer promovidas pela droga. A satisfação proporcionada pela droga, entretanto, é a única alternativa ao gozo fálico, aquele que se satisfaz no exercício da fala e que tem lugar dentro do laço social.

Palavras-chave : gozo; dependência; adicção; memória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License