SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2As adicções: enfermidades da memóriaA bibliofilia contra a bibliometria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

BARBIERI, Valéria; UJIKAWA, Mirtes Ione  e  MISHIMA, Fernanda Kimie Tavares. O amor e o ódio no brincar da criança com encoprese. Tempo psicanal. [online]. 2011, vol.43, n.2, pp. 321-337. ISSN 0101-4838.

A encoprese é caracterizada pela exoneração intestinal em locais inadequados (roupas ou chão). Na psicanálise, ela é concebida como vinculada ao desenvolvimento da moralidade, enraizando-se, assim, na ambivalência da criança frente a seus pais. Como a formação de símbolos é um aliado importante na elaboração da ambivalência, este trabalho investigou a natureza do brincar de crianças com encoprese por meio da realização de três estudos de caso, com sessões lúdicas e entrevista familiar. Os resultados indicaram que o brincar dessas crianças era enrijecido e pouco criativo devido a um rígido controle pulsional. Este, por sua vez, originava-se no seu relacionamento com a mãe e nas dificuldades desta de elaboração da própria ambivalência, que também conduziam a um hipercontrole de si mesma. Portanto, o sintoma e a dificuldade criativa revelavam uma reação da criança diante da intrusão de um ambiente que não acolhia suas necessidades, nem permitia integrar amor e ódio.

Palavras-chave : encoprese; psicanálise; criança; família; brincar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License