SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Duas propostas para a psicanálise contemporâneaSobre o legado de Breuer e Anna O. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

DAL-COL, Denise Maria Lopes  y  PALMA, Claudia Maria de Sousa. Angústia e sexualidade: a descoberta freudiana. Tempo psicanal. [online]. 2011, vol.43, n.2, pp. 377-390. ISSN 0101-4838.

Considerando a relevância do afeto da angústia para a clínica psicanalítica, no sentido de que a direção do tratamento solicita esse sinalizador tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento propriamente, este trabalho objetiva contribuir ao campo metapsicológico e, por extensão, ao procedimento clínico, através da análise do conceito na obra freudiana. Assim, o presente artigo é resultado de elaborações recolhidas a partir de uma dissertação de mestrado que contemplou os seguintes elementos: os fatos clínicos e teóricos que conduziram o interesse do fundador da Psicanálise pela angústia; as direções desenvolvidas pela trajetória freudiana e, como consequência, os desdobramentos clínicos estabelecidos.

Palabras clave : psicanálise; angústia; sexualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License