SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Angústia e sexualidade: a descoberta freudianaSujeito, alienação e desconhecimento: sobre Lacan e o jovem Marx índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

RABELO, Fabiano Chagas. Sobre o legado de Breuer e Anna O.. Tempo psicanal. [online]. 2011, vol.43, n.2, pp. 391-407. ISSN 0101-4838.

Este artigo parte da investigação do laço de trabalho entre Freud e Breuer em torno do caso de Anna O. para se perguntar sobre o legado de Breuer, que situamos em duas modalidades: uma vertente técnica, representada pelos procedimentos do método catártico; outra, dos resultados, caracterizada pelo produto da aplicação dessa técnica. A respeito dos resultados, destacamos o interesse maior de Freud por indicações fragmentadas e laterais que emergem do relato de Breuer do que por sua teorização. Nessa transmissão, equívocos, lacunas e lapsos são de extrema importância. Freud, ao seu turno, não só foi capaz de escutar essas indicações, como também de acolhê-las e elaborá-las a partir de sua práxis.

Palabras clave : linguagem; afeto; corpo; sexualidade; método catártico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License