SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Sujeito, alienação e desconhecimento: sobre Lacan e o jovem Marx índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

CORDEIRO, Naiana Moura Lopes  y  BASTOS, Angélica. O supereu: imperativo de gozo e voz. Tempo psicanal. [online]. 2011, vol.43, n.2, pp. 439-457. ISSN 0101-4838.

O presente artigo tem por tema o supereu, conceito que atravessa modificações e deslocamentos na obra de Freud e no ensino de Lacan. Seus objetivos consistem em traçar o percurso que conduz à instância superegoica entendida como voz que proíbe a voz do gozo e apontar, a título de conclusão, consequências da abordagem do supereu como imperativo de gozo para a discussão sobre o mal-estar contemporâneo e para o tratamento psicanalítico. Seu procedimento reside em discutir essa instância, inicialmente identificada ao imperativo categórico, em evidenciar a lei insensata que encerra, distinguindo-a e articulando-a ao ideal, para, então, discernir o imperativo de gozo, assim como a dimensão objetal nele envolvida, dimensão que, com base no ensino lacaniano, define a voz como objeto a.

Palabras clave : supereu; gozo; objeto a; voz.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License