SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Mother language: trauma and transmissionBody, subjectivity and psychosomatics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

SIQUEIRA, Elizabete Regina Almeida de  and  QUEIROZ, Edilene Freire de. O estatuto contemporâneo das identificações em sujeitos com marcas e alterações corporais. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.1, pp. 37-49. ISSN 0101-4838.

A pergunta que guia nossas reflexões neste estudo é a relação existente entre marcas corporais e identificações horizontais. A civilização atual, regida pela inconsistência do Outro, acabou por questionar alguns significantes clássicos como o pai, o mestre, o chefe. Atualmente, os sujeitos já não validam a avaliação representativa do Outro e elaboram minuciosamente seus próprios significantes amos. Nesse contexto se incluem as tatuagens e as marcas corporais como modo de identificar-se com aqueles que compartilham o mesmo traço de gozo. Esse tipo de identificação tem permitido que alguns sujeitos, se servindo dela, tenham podido encontrar certa estabilidade e um lugar no campo do Outro.

Keywords : marcas corporais; identificações horizontais; Outro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )