SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1O gozo e o poder no Seminário A Ética da Psicanálise de LacanO neutro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

SANTOS, Manoel Antônio dos  e  PRATTA, Elisângela Maria Machado. Adolescência e uso de drogas à luz da psicanálise: sofrimento e êxtase na passagem. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.1, pp. 167-182. ISSN 0101-4838.

O objetivo deste estudo é refletir sobre os condicionantes psíquicos da drogadição na adolescência a partir de uma perspectiva psicanalítica. Partimos da invenção da adolescência como categoria sócio-histórica para em seguida nos determos na compreensão psicanalítica da transição adolescente. Esse percurso teórico pavimenta a abordagem do uso de drogas como fenômeno que serve de rito de passagem do adolescer contemporâneo. Esse fenômeno é modulado pela organização pulsional, que determina como o sujeito irá se apropriar do uso de substâncias psicoativas. Conclui-se que o uso de substâncias pode funcionar como objeto-tampão ativado para dar conta da fragilidade estrutural que envolve os vínculos afetivos na contemporaneidade.

Palavras-chave : adolescência; psicopatologia; droga (abuso); psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )