SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2O amor Sidonie: quando a amada precisa se manter inacessível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

BACCHINI, Alessandro Melo; ALVES, Lúcia Helena da Silva; CECCARELLI, Paulo Roberto  e  MOREIRA, Ana Cleide Guedes. Reflexões sobre o inquietante de ser portador de HIV/Aids. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.2, pp. 271-284. ISSN 0101-4838.

O HIV/Aids para o indivíduo parece ser representado como um estrangeiro inimigo que invade o organismo e produz efeitos da ordem do que é inquietante por reaver complexos infantis de castração, pois muitas são as novas imposições a partir desse diagnóstico: perda de peso, fragilidade imunológica, impossibilidades à relação sexual e a própria possibilidade iminente de morte. Além disso, o HIV/Aids parece trazer consigo o agravante do sexual - bem como suas representações no imaginário cultural -, pois esta é ainda hoje é uma das principais vias de contágio. É acerca desse indivíduo que se propõe pensar uma interlocução entre o diagnóstico de Aids e o sentimento de estranheza na teoria freudiana.

Palavras-chave : HIV/Aids; psicanálise; inquietante; sexual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )