SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Reflections on the uneasiness of living with HIV/AidsChild's symptom, an update on parental constitution? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

MOURA, Alexandre Rambo de  and  D'AGORD, Marta Regina de Leão. O amor Sidonie: quando a amada precisa se manter inacessível. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.2, pp. 285-297. ISSN 0101-4838.

Este artigo foi escrito a partir da biografia Desejos secretos, a história de Sidonie C., a paciente homossexual de Freud (Rieder & Voigt, 2008) e do arranjo colocado em cena pelo Amor Cortês (Capelão, 2000) e pelo movimento As Preciosas. Nossa discussão está norteada por uma particular posição do sujeito em relação ao amor: quando o amor se sustenta somente mediante a segurança de um impedimento, de uma distância que prive e preserve, ao menos em parte, o sujeito do contato com seu amado. A necessidade de um amor inacessível, que visa precisamente à não realização, parece revelar que há algo insuportável em se deixar tomar em um enlace que consiga acolher alguma coisa de real, que implique transitar pelo desejo do Outro e que requeira alguma mudança de posição.

Keywords : psicanálise; Sidonie; Amor Cortês; As Preciosas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )